domingo, 2 de junho de 2013

Temas do Cenário

O nosso cenário de jogo, a nossa versão específica de São Paulo dentro do universo do mundo das Trevas (a que chamamos de São Paulo Místika) foi criada de forma colaborativa entre Narrador e jogadores. Normalmente, o padrão nos jogos de RPG é que o Narrador cuide praticamente sozinho da criação do cenário, mas a nossa proposta de jogo aqui é um pouco diferente e a ideia é que os jogadores tenham uma participação bastante forte no enredo da Crônica, atuando como "Narradores-auxiliares", discutindo as ideias que compõem o jogo e ajudando a criar a trama.

Uma das primeiras formas em que essa voz maior dos jogadores se manifestou foi na criação do cenário em que a Crônica seria ambientada. Conforme eu comentei no post inaugural, a escolha de São Paulo como palco da narrativa foi decidida em conjunto, mas a participação deles foi além disso. Usando o sistema de criação de cenários de Dresden Files, no nosso primeiro encontro de jogo nós começamos a delinear os contornos da nossa cidade.

Este processo de criação de cenário começa com a definição de "Temas" para a cidade. Temas são fatos e ideias a respeito da cidade que aparecem de forma recorrente nas histórias que contamos nela. Eles são os elementos que definem o cenário num nível além da mera geografia e demografia; eles dão tom às histórias e impactam os enredos e tramas que se passam ali.. Os temas que definimos para o nosso jogo são os seguintes:



Espiritualidade Degenerada
São Paulo é uma cidade com uma presença do sobrenatural forte, localizada no coração de grandes Linhas Míticas, porém a pureza da energia que fluia sobre a cidade foi sendo paulatinamente degenerada e maculada pela própria degeneração humana do local, os vícios e crimes ali propagados conspurcando o poder bruto que ali existe. São Paulo é uma cidade sagrada, porém cujo brilho da santidade morre um pouco mais a cada noite. Este tema reflete uma presença forte do mágico, do maravilhoso e do mítico dentro das histórias criadas dentro da cidade, mas ao mesmo tempo dá um tom um pouco melancólico a toda essa magia, uma sensação que as maravilhas do mundo estão fenecendo e que a magia pode estar próxima de encontrar o seu triste e derradeiro fim. Há Amor em São Paulo, há colorido, há magia, mas o Amor está sendo sufocado pela rotina, o colorido está desbotando e a magia corrompida e debilitada.



O Crime Está em Todo Lugar
O Errado é a norma aqui e o crime atinge a todos. Desde o alto escalão, envolvido em corrupção, lavagem de dinheiro e demais crimes de colarinho branco até as favelas, onde o tráfico e a violência prosperam. O crime é o "óleo" que permeia todas as engrenagens da cidade e une todos os segmentos dela: as drogas consumidas no alto escalão são feitas na favela; a arma que o pivete usou para fazer um assalto foi roubada do quartel da polícia; o dinheiro sujo que o templo arrecadou foi lavado na empresa do pai do militante LGBT. Se você não está entre os causadores, está entre as vítimas. Sendo ainda os Despertos personagens dinâmicos e agentes da mudança como são, mais cedo ou mais tarde - e provavelmente cedo - o crime baterá às portas de suas vidas e cobrará seu preço. Como cada personagem reagirá a isso ainda está para ser visto. Valentemente abraçarão ideais platônicos e tentarão purgar a cidade de seus vícios e fazer dela um lugar melhor? Adaptarão-se ao sistema, encaixando-se nas engrenagens, jogando o jogo da melhor forma que puderem?



Os Vinte e Dois Arcanos
Vinte e duas entidades místikas controlam os eventos mais importantes no território sobrenatural da cidade. São eles que garantem que os nodos mais antigos não são invadidos, que determinam as zonas de influência de cada facção e arbitram as maiores disputas do submundo sobrenatural de São Paulo. Seu poder é conhecido, sua autoridade é respeitada e suas naturezas são um mistério. Eles não são envolvidos em questões mundanas ou banais e sua influência normalmente é sutil e reservada para grandes eventos. A última vez que se soube de uma intervenção direta de um Arcano foi durante a década de 90, quando o Arcano da Força precisou intervir para proteger a cidade da invasão de um Dragão invocado por um grupo de Desauridos. Após esse episódio, os dois (na verdade três) únicos outros Arcanos que a maioria dos Despertos e outros seres sobrenaturais têm contato é com O Louco, o mais acessível deles (e o único que inclusive costuma se meter até mesmo em assuntos banais ou que não foi chamado) e As Amantes, o casal de lésbicas que mantém a Love Story, o "território Neutro" da cidade.

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