terça-feira, 4 de junho de 2013

Algumas palavras sobre Ressonância

Ressonância é um dos múltiplos conceitos um tanto difíceis de definir em Mago, assim como Avatar e Quintessência. Dentre eles, talvez seja inclusive o mais difícil de se por em palavras, pois não só é algo pouco usado no sistema original do jogo, como é também algo cuja compreensão é mais intuitiva do que lógica. Definir o que é Ressonância pode ser tão complexo quanto definir o que é azul. Na tentativa de auxiliar os jogadores a montarem as Ressonâncias de seus personagens, eu escrevi algumas linhas sobre o assunto...

Ressonância é de certa forma a mancha que o mago, sua personalidade e estilo deixam na realidade toda vez que fazem uma mágica. Então, por um lado, é a "vibe" que cada magus tem em si e sua mágika, e por outro são também sub-produtos que ficam no ar depois que ele faz seus efeitos.

Você consegue ver o sangue escorrendo nas mãos dele, o olhar intenso? Acha que ele combinaria com uma mágica de Amor? Então você já entende o conceito de forma intuitiva.

Um punhado de exemplos para vocês...

Um mago pode ter uma Ressonância Elétrica. A pele dele parece sempre recheada de estática, os pelos nos braços se arrepiam perto dele e toda vez que faz um efeito - mesmo que não tenha nada a ver com eletricidade - o cabelo dele fica em pé e as correntes elétricas ao redor oscilam.
Outro pode ter uma Ressonância Apodrecida. Com isso, dependendo da força da ressonância, a pele dele pode ter uma aparência doente, ele é acompanhado de um certo mal-cheiro onde anda e os Efeitos dele normalmente descarregam uma onda de Ressonância que faz alimentos estragarem.

E a Ressonância não precisa estar ligada a conceitos mais palpáveis; pode ser algo mais abstrato. Exemplo do Balthazar: a Ressonância dele é Retributiva. Ele é constantemente acompanhado por uma aura meio "kármica", em que boas ações são recompensadas e más ações punidas. As pessoas têm essa sensação de "se fizer merda isso vai voltar para mim" quando estão perto dele. Quando ele faz mágikas, essa onda de Ressonância se desprende do corpo dele e afeta as pessoas ao seu redor, na forma de pequenas bênçãos e maldições: a pessoa que deu dinheiro ao mendigo recebe uma sms confirmando que foi aceito na entrevista de emprego, a outra que o destratou pisa no cocô de cachorro e assim por diante.

Sinta a aura de Violência ao redor dela. Isso é Ressonância!

Mais um exemplo de Ressonâncias ligadas a conceitos abstratos: a outra personagem exemplo que eu tinha apresentado para vocês, a Vitória, possui uma Ressonância Divina. Ela passa constantemente a impressão de ser alguém numa posição superior, que demanda adoração. Quando ela realiza efeitos, essa impressão é ainda mais forte, chegando ao ponto de luzes se distorcerem para pô-la em evidência, de mantras serem tocados e algumas pessoas mais fracas sentirem-se compelidos a se ajoelhar perante ela.

Fechando um último exemplo, o Dom Ângelo possui uma Ressonância Acolhedora. Além do mood geral das pessoas sentirem-se bem perto dele, de se abrirem com ele, esse tipo de mágika é também muito mais fácil para o Bispo. Quando ele usa mágika da mente para fazer com que as pessoas relaxem perto dele, em geral os resultados são muito mais fortes, pois é um efeito que está alinhado com a Ressonância dele - o efeito e o místiko são ressonantes, estão na mesma vibração.

Quando você faz mágikas, a Ressonância do seu mago fica mais evidente e gera efeitos colaterais na realidade.


Sumarizando: todo ato de magika no jogo é na verdade um reflexo da vontade, personalidade, crenças, desejos e visões do Desperto que a realiza. Esses fatores todos unem-se para compor a Ressonância do mago, o "timbre" que ele dá a magia dele e que fica impregnado nele, alterando de forma leve a realidade ao seu redor <e dando a fama de "estranheza" que normalmente ronda os magos> e as mágikas que ele realiza. E quando dois efeitos estão na mesma "frequência", assim como na Física, eles acabam se potencializando - da mesma forma que efeitos com Ressonâncias desalinhadas tendem a ficar mais fracos. O mago com a Ressonância Apodrecida teria dificuldades em curar qualquer coisa e Vitória teria problemas caso tentasse se passar por alguém mundano e desimportante.

A mágika é também uma via de mão dupla e a Ressonância ilustra um pouco isso. Da mesma forma que ela afeta o mundo, a magia também acaba afetando um místiko, que passa a "ressoar" também na mesma frequência. Como sabem os Euthanatos, um mago que passe muito tempo lidando com a morte e usando magias ligadas a ela, que façam pessoas decaírem corre o risco de ser afetado pela Jhor, a Ressonância da Morte. Da mesma forma, se o Desperto usar muitos Efeitos ligados a cura , ele pode acabar desenvolvendo uma Ressonância Vitalizante, por exemplo. É importante notar que aqui a Ressonância depende muito mais de *como* ela usa a Esfera do que de qual Esfera ela utiliza. No caso da Esfera da Vida, por exemplo, alguém que usa a Esfera principalmente para dilacerar os corpos de seus oponentes teria uma Ressonância muito diferente de um curandeiro, que por sua vez teria uma Ressonância diferente de um metamorfo, que também seria diferente da Ressonância de um progenitor especialista em criar vírus. Seguem alguns exemplos de Ressonâncias ligadas a Esfera da Vida: Letal, Restauradora, Bestial, Virótica (apenas para ilustrar os quatro primeiros exemplos), Sanguínea, Primaveril, Pulsante, Débil, Nutriz, Estéril, Fértil, Mutante, Verdejante.

Acha que consegue identificar a Ressonância dela? É bem pungente também, qual você acha que é?

Isso entra um pouco num dos temas que eu acho interessantes em Mago, o lance das consequências pelos seus atos. A Ressonância é uma das formas que essas consequências se manifestam: a forma como você altera o mundo e o impacto que você causa nele acabam moldando o seu místiko também. Uma pessoa que espalha bondade e amor pode acabar se parecendo com um verdadeiro Santo, enquanto que alguém mesquinho e cruel acaba ficando com uma Ressonância deformada a cada ato que comete. A Ressonância é um pouco o reflexo do que os Despertos fazem ao mundo, afinal.