São Paulo Místika


São Paulo Místika - Locais de Interesse


A Sé: O Nodo mais poderoso da cidade, o Coração de São Paulo, ponto zero da cidade, lugar de onde fluem todas as outras ruas. Esse é o símbolo do que ocorreu com a cidade: outrora um dos pontos mais importantes da capital, hoje é um cenário decadente, que abriga mendigos, loucos e ladrões, sua catedral agora maculada por pixações e sujeira, frequentada apenas por turistas que a fotografam e logo se vão e por uns poucos devotos de antigamente que ainda persistem. Dizem que cada ato de bondade realizado dentro dos limites daquela praça ecoa como uma onda positiva pelo resto da cidade, da mesma forma que cada ato iníquo cometido ali mancha e polui um pouco mais São Paulo. O fato é que realmente o nodo que abastece a Catedral da Sé coleta energias de toda a cidade e quanto mais São Paulo cresce, mais o Nodo parece se fortalecer, ainda que sua Ressonância fique cada vez mais maculada. Nesse sentido, uma das principais tarefas da cabala que controla a Catedral é zelar e purificar a quintessência deste Nodo.
O "Rosto" da Sé é o Bispo Dom Ângelo de Médici, um senhor de 55 anos. Ele é um Desperto, integrante do Coro Celestial e Arauto de uma das mais tradicionais e importantes Cabalas da Sé, Os Discípulos de Paulo. Dom Ângelo é uma figura bastante aberta e amável e é genuinamente preocupado com a revitalização do dos arredores da Sé e do centro de São Paulo. Apesar de ser um bispo e membro de uma das Cabalas mais tradicionais da cidade, ele é uma pessoa bem acolhedora, que sabe deixar os seus preconceitos de lado num diálogo e buscar acordos que favoreçam ambas as partes. Isso o põe em posição de conflito com algumas das alas mais conservadoras do Coro, sobretudo com a pastora Waleska de Deus, que nutre por ele uma inimizade pouco velada.




Santa Ifigênia: O paraíso dos eletrônicos ilegais, o lugar em que contrabandistas e aficionados por tecnologia se encontram. Se possui circuitos e não precisa de nota, você pode encontrar aqui. Essa rua ao mesmo tempo divide e agrega algumas das facções sobrenaturais da cidade. Por um lado, ela cria uma aproximação inusitada entre Adeptos, Eteritas e Iteradores que buscam peças baratas para seus engenhos, bem como do Sindicato, que lucra com as vendas ilegais do lugar e deseja manter as coisas daquela forma; por outro, os põe em choque com os demais membros do Conselho/Tecnocracia, que enxergam com maus olhos essa proximidade, em que uma Cabala de adeptos técnicos de computador podem ser vizinhos de um amálgama especialista em contrabando e suprimentos para a União.
O Rosto da Santa Ifigência é o vietnamita conhecido como “Jair China”. Com sua fala acelerada e tiques de paranoico (além de sua incrível habilidade de sempre fazer o cliente levar mais uma peça), Jair é uma figura bastante conhecida no local. Ele mora e trabalha ali e conhece tudo o que acontece pela rua. Se você precisa de algo, ele sabe onde encontrar – mesmo que ele não tenha nos estoques, ele sabe no estoque de quem a peça pode estar ou como encomendar o produto. Até onde se sabe, “O China” nunca deu sinais de ser um Desperto... mas ainda assim, o fato dele possuir peças para computadores ternários (e Deus sabe mais o que) indicam que ele pode não ser tão ingênuo quanto alguns supõem.




Love Story e arredores da Praça da República: o reduto do underground, do gótico, do sujo e do sobrenatural. O Edifício Copan abriga mais seitas e cultos que outros bairros inteiros da cidade, as feiras na Praça da República contém mais quinquilharias mágikas que sonham os Adormecidos e a Love Story é o “território neutro” do universo sobrenatural de São Paulo. Mantida por duas das Arcanos mais conhecidas, As Amantes <os nomes que empregam mudam com frequência>. Ninguém nunca teve uma prova direta do quão poderosa elas são, mas indiretamente, infere-se que seu poder é enorme: é ele que mantém a Love Story como um território neutro. Dentro da casa é absolutamente impossível cometer qualquer ato de violência contra qualquer outra pessoa. Não que exista algum campo de força ou algo parecido protegendo quem estiver lá dentro, mas o (pretenso) agressor não consegue sequer ter vontade de cometer o ato; assim que ele considera agredir alguém, ele desiste da ideia e resolve aproveitar a música, curtir o lugar e paquerar alguém. Insistência em tentar levar a cabo uma agressão costuma gerar resultados ainda piores. Há pelo menos um caso famoso de um Irmão de Akasha que, ao se sentir desrespeitado por uma Drag Queen do lugar tentou tirar satisfações, concentrando suas técnicas de Mente para resistir e tentar agredir a “moça”. Ao fim da noite, além de não ter conseguido encostar um dedo nela, ele foi visto aos beijos com outros três transformistas, cantando Cher e com figurino a rigor. Até hoje ele se apresenta uma vez por mês na casa.




Mosteiro de São Bento: a maior biblioteca arcana do estado e uma das maiores da América Latina, essa Capela é controlada pela Ordem de Hermes e o acesso a ela é bem restrito. O cabala de monges herméticos que é responsável por guardar os tomos é ciosa de deixar até mesmo outros herméticos terem acesso a eles, o que naturalmente leva a um aumento de especulações sobre o que de tão importante está sendo guardado dentro do Mosteiro e qual a real extensão da biblioteca dele.
O bibliotecário do mosteiro é um monge surpreendentemente jovem para sua posição: Frei Ezequiel parece ainda estar na casa dos vinte anos. Todavia, a juventude que suas feições demonstram não se confirmam em nada em seus atos: o Frei é uma pessoa com maturidade e austeridade muito além das esperadas para qualquer jovem, parecendo ter envelhecido muito antes de seu tempo. Alguns cogitam que isso é obra de um Despertar bastante precoce e um Avatar bastante poderoso e rígido, que por um lado moldaram seu caráter e por outro o fizeram bibliotecário de uma coleção tão poderosa tão cedo.




Avenida Paulista e arredores: o caldeirão cultural da cidade, o campo de batalha ideológico de São Paulo, onde os executivos em seus escritórios se encontram com os estudantes em suas passeatas, onde há uma marcha da família sendo realizada no mesmo lugar em que no mês passado abrigou uma marcha pela maconha. Todas as ideologias se chocam ali, todas as reivindicações de todas as classes e tribos passam por lá. Se a alma da cidade está na Praça da Sé, seu coração certamente é a Avenida Paulista e se alguma ideologia ou facção um dia conseguir dominá-la por completo, provavelmente dominará a cidade como um todo.
Nas ruas próximas a Paulista, há uma figura que é bem conhecida: se você algum dia já precisou pegar um taxi ali e de alguma forma já teve contato com o sobrenatural, é quase certo então que já foi atendido por Silas, (“Silas Simplesmente”, quando o perguntam seu sobrenome) o taxista mágiko. Tradicionalistas ou Tecnomantes, Vampiros ou Garous, ele atende a todos sem distinção. Seu taxi parece ter efeitos poderosos de Entropia e Correspondência e Tempo para estar sempre na hora certa, no lugar certo para atender a pessoa certa que esteja precisando de uma carona.




O Quartel da Luz: lar das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – conhecidas pelo temível acrônimo ROTA – esse é um reduto da Nova Ordem Mundial cuja fundação remonta aos últimos dias da Cabala do Pensamento, também conhecidos como Gabrielitas. Presentes em diversas importantes batalhas da história brasileira, seus operativos são temidos no submundo sobrenatural. Embora um pouco enfraquecidos pelas disputas internas de poder com o Sindicato – e, consequentemente, um tanto empobrecidos nos anos recentes – o Batalhão ainda é dono de um arsenal e poderio bastante respeitáveis, bem como guardião de diversas relíquias importantes. Não bastasse ser um constructo militar dos mais importantes da NOM em São Paulo, ele ainda possui diversas ligações com os misteriosos e temíveis Túneis Subterrâneos da cidade, fazendo deste um lugar em que muito poucos magos das Tradições gostariam de um dia visitar – e do qual menos ainda conseguiram escapar.
Seu integrante mais conhecido pelo público geral é o Coronel Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada – ou apenas Coronel Telhada. Ele era o chefe do quartel até o ano passado, quando foi desligado da PM e entrou para a política, sendo eleito vereador.




Universidade de São Paulo: bastião dos movimentos libertários e igualitários de São Paulo, das vanguardas de movimentos sociais, reduto primeiro do movimento estudantil paulista...e também um celeiro para alguns futuros tecnocratas, os campi da Universidade de São Paulo transbordam com novas ideias, novos conceitos e os anseios de uma gente nova. Em seus corredores, o amanhã é sonhado, promovido e exigido. Embora seja tolice acreditar que apenas uma ou duas facções controlam a vida sobrenatural da USP – pois ali é um dos lugares em que ela se concentra – na universidade predominam herméticos, cultistas e, em alguns cursos e laboratórios, tecnomantes de toda a sorte.
Um dos rostos mais conhecidos no local, Maria Salomé, a coordenadora da FFLCH é também a líder de uma das cabalas mais prestigiadas que opera no local, a “Cogito Ergo Sum”, uma cabala mista de cultistas e herméticos ativistas sociais. Maria Salomé é uma mulher de meia idade que volta e meia pode ser encontrada pelos corredores da universidade, lançando ideias provocativas entre seus estudantes, ministrando cursos de sociologia ou militando em causas de inclusão social.




Horto Florestal: localizado na zona norte da cidade, o parque estadual Albert Löefgren é um lugar que emana espiritualidade e uma pureza natural. Cortado pelo Trópico de Capricórnio, o
lugar é um ponto de convergência entre Verbenas, Oradores dos Sonhos, metamorfos e fadas. Nem sempre, porém, essa convivência entre os grupos é pacífica, sobretudo pelo poder do Nodo de Capricórnio que ali existe e a disputa existente por ele. Atualmente, o lugar é controlado por Garous, embora haja um armistício forçado entre os metamorfos os Despertos dos Verbenas e Oradores. O Guarda Florestal Belo (ele próprio um Gurahl ao invés de lobisomem) serve como intermediário neutro entre ambas as partes, negociando a presença de outros seres sobrenaturais nos territórios dos Garou, além de patrulhar o parque.




Igreja Deus É Amor: o maior templo evangélico da cidade, o edifício da Igreja Deus É Amor é um complexo impressionante. Embora não seja um templo das duas maiores igrejas evangélicas do estado – em verdade, ela aparece em nono lugar no ranking – o lugar é certamente uma das maiores capelas do Coro Celestial na cidade – ao menos em número de cabalas, acólitos e área física. Mesmo sendo um movimento sem muita tradição dentro do Coro, a força do secto evangélico no Brasil vem crescendo a cada ano e a força de seus integrantes não pode ser ignorada. Eles são um dos grupos que detém mais poder na Guerra da Ascensão, ao menos dentro do Brasil e em particular em São Paulo. Essa força por um lado põe o Coro numa posição de bastante destaque e liderança dentro do Conselho das Tradições local, mas por outro lado, gera também uma disputa interna dentro da própria tradição na medida em que os membros evangélicos disputam poder com os magos mais antigos da tradição, em sua maioria católicos. Os novos evangélicos demandam não apenas mais voz dentro da estrutura da Tradição, mas também desejam o controle de Nodos e Capelas, bem como a posse de relíquias do Coro, desejos estes que não agradam nem um pouco os líderes Coristas mais antigos.
Uma das vozes mais proeminentes dessa disputa é a Pastora Waleska de Deus, líder de uma cabala prestigiadíssima dentro da Deus É Amor, “As Ungidas do Senhor”. Waleska não poupa ataques a Dom Ângelo, a quem tece as mais variadas acusações, embora nunca tenha registrado uma queixa formal ao Conselho contra ele. Todavia, com sua retórica agressiva e dona de um secto considerável de acólitos e seguidores, Waleska é uma maga poderosa e ambiciosa e sua influência pode com o tempo pesar sobre o Bispo. Os magos de outras Tradições se preocupam um pouco com isso, pois se Dom Ângelo é uma figura que sempre pregou pela fraternidade e cooperação, Waleska reflete todos os preconceitos que envergonham o Coro, com uma retórica agressiva e retrógada – porém, paradoxalmente, carismática.




Os túneis abandonados de São Paulo: Não queira saber, não vá lá, você realmente não deseja isso para você. Se está num destes túneis, ou você cometeu uma cagada no passado ou está prestes a cometer uma...


Nenhum comentário:

Postar um comentário