domingo, 9 de junho de 2013

Protocolos e Justiça entre as Tradições

Como a Justiça e os Tribunais entre as Tradições serão uma parte importante da história, eu resolvi trazer algum material sobre como ela é feita dentro do universo do jogo. Abaixo estão alguns textos extraídos do Mago segunda edição que versam sobre o assunto e que são de conhecimento geral entre os personagens do jogo.

Protocolos

Os Protocolos são costumes antigos que todos os magos da Tradição devem seguir. Alguns são apenas uma cortesia, enquanto outros são considerados muito importantes. Aqueles que quebram o Protocolo são em primeiro lugar repreendidos, e depois punidos de diversas formas. Isso depende do bom humor dos juízes, e do poder e status do ofensor. Transgressões pequenas são tratadas pelo próprio grupo de companheiros do mago. Transgressões mais sérias resultam num Tribunal.
Os Protocolos e as punições Herméticas apropriadas estão listadas abaixo. Como os Protocolos são encarados de maneiras diferentes por cada Tradição, as punições podem variar.


  • Respeite aqueles com maior sabedoria.
Isso é bom senso.

  • O débito com um Tutor deve ser pago.
Os colégios Herméticos esperam um pagamento após cada semestre. Estudantes que não pagam podem ser suspensos das aulas até que o façam. Se um estudante conseguir enganar várias instituições dessa maneira e for pego, ele erá Marcado. O transgressor nunca mais receberá treinamento de um mago da Tradição.

  • A Palavra de um mago é sua Honra; nunca quebre uma Promessa.
Censura é a punição mais comum. Um mago com uma longa história de mentiras poderá ser Marcado.
  • A Vontade de um Oráculo precisa ser sempre obedecida.
Muitos magos modernos nem acreditam que os Oráculos existam. Entretanto, os antigos textos jurídicos da Ordem pleiteiam a Censura para magos desleais. Tais trechos representam um paradoxo: Os Oráculos existiram? E, caso tenham existido, um Oráculo desrespeitado não seira poderoso o suficiente para executar sua própria sentença, dependendo apenas de sua vontade?

  • Não traia sua Cabala ou Capela.
Uma transgressão série nos tempos da Guerra da Ascensão, a traição é garantia de Marcação ou Ostracismo permanente.

  • Não conspire com os inimigos da Ascensão
Aqueles que forem pegos conspirando com a Tecnocracia, Desauridos ou outros inimigos (aberto a interpretações) é sentenciado a Marcação e Ostracismo permanente. Se o "inimigo da Ascensão" for um Nefandus, a punição aumenta para Gilgul e/ou Morte.

  • Proteja os Adormecidos; eles ignoram as coisas que fazem.
Este também é um costume. Aqueles que ameaçam Adormecidos são vistos com maus olhos pela maioria dos magos.

  • Seja discreto com a sua Arte, para que os Adormecidos não o conheçam por aquilo que você é.
Chamada de "Regra da Sombra", este Protocolo informal foi feito para proteger os magi dos caçadores de bruxas e fanáticos. Apesar de formalmente esta regra não acarretar em nenhuma punição, os magos escandalosos são uma companhia perigosa. O Ostracismo é comum nesses casos, e já se ouviu falar em Marcação.

Punições


  • Censura
Uma punição leve que coloca o mago em "liberdade condicional" por um período indefinido. Ele deverá obedecer as restrições do Tribunal quanto a viagens, associações com outras pessoas ou quanto ao uso de mágika. O Tribunal pode exigir que algum serviço seja feito antes que a Censura seja suspensa.
  • Marcação
Através dessa punição, o Avatar do ofensor é marcado com uma mágika de Espirito. Cada tipo diferente de selo marca-o como um transgressor de um protocolo específico. A marca pode ser detectada através do uso de mágikas simples. A Marcação normalmente é aplicada em conjunto com outro tipo de punição, como o Ostracismo.
  • Ostracismo
O banimento de um mago pode durar de um mês até o fim da vida e, durante esse tempo, nenhum outro mago pode se associar com ele. Aqueles que o fizerem estarão se arriscando a sofrer a Censura ou algo pior.
  • Morte
A sentença de morte é aplicada quando um mago comete um crime sério, como traição ou Infernalismo (acordos com seres demoníacos), mas seu Avatar é inocente. Liberto do seu tormento mortal, o Avatar poderá reencarnar num mago mais honrado. Esta punição é comum entre os Eutanatos.
  • Gilgul
O Gilgul é reservado para os magos tão maléficos que até mesmo seus Avatares foram corrompidos, ou, mais raramente, para mortais sem sorte que nasceram com os Avatares reciclados de Nefandi.
Um conjunto de Mestres arranca e destrói o Avatar. O mago não é machucado, mas torna-se uma casca inútil; ele nunca mais poderá fazer mágikas. Este é um destino horrível, considerado pior que a morte por alguns. Profundamente incapacitados, a maioria dos magos perde sua vontade de viver, mas não tem a força de vontade para acabar com suas vidas.

Conforme dito acima, as regras e punições específicas podem variar um pouco de Tradição para Tradição e inclusive ter variações regionais ou ao longo do tempo. Em todo caso, o material exposto acima representa as linhas gerais que a maioria dos Conselhos locais segue. No caso do Conselho de São Paulo, essas regras também estão bem próximas do que é seguido aqui, embora a dominância do Coro distorça um pouco as coisas.