domingo, 2 de junho de 2013

Sobre o Tarot no nosso jogo.

Uma das novidades introduzidas no nosso jogo - e que até agora tem funcionado bastante bem - é o uso de um baralho de Tarot como ferramenta para nos auxiliar a escrever as histórias dos personagens, enriquecendo-as e colocando alguns detalhes interessantes nelas. A ideia, embora tenha sido novidade para todos os jogadores, não é exatamente uma invenção minha e foi algo que eu peguei emprestado e adaptei do livreto que acompanha o baralho de Tarot de Mago: A Ascensão.

O propósito do Tarot aqui era duplo. Por um lado, ele ajuda a passar todo o sentimento e aura de misticismo moderno, a por os jogadores no clima de sobrenatural e mágiko do jogo. Por outro, ele serve para adicionar novos detalhes às histórias, ganhar inspiração para os desinspirados e adicionar torções inesperadas nas histórias, enriquecendo os personagens no processo.

O funcionamento da ideia é bastante simples. Cada personagem recebeu inicialmente três cartas do baralho: uma representando a vida dele enquanto Adormecido, uma representando o seu Despertar e uma terceira representando o seu mentor. A partir dessas cartas, lê-se as interpretações possíveis para elas e tentamos introduzir na história algum elemento que tenha a ver com as cartas que foram tiradas. Um exemplo: um dos jogadores tirou uma carta que, dentre os vários significados dela, estava associada a falsas profecias. A partir disso, decidimos que durante a sua infância a família dele foi perseguida por membros de outras religiões.


Inicialmente, a ideia era usar apenas três cartas, como dito acima, mas uma vez que se tenha entendido o funcionamento da proposta, nada impede que se usem as cartas para outros aspectos da história do personagem. Outra coisa bem interessante que aconteceu em nossa sessão é que praticamente todas as cartas que foram tiradas possuíram significados bastante próximos aos conceitos dos personagens em questão. Coincidência ou não, isso deixou todos os jogadores com uma sensação de "destino" nas cartas que tiramos...

Para quem quiser ler um pouco mais sobre o Tarot, eu recomendo o seguinte site:

Além disso, quem quiser brincar de tirar algumas cartas de Tarot, pode usar o seguinte site:
http://www.facade.com/tarot/

Nenhum comentário:

Postar um comentário