domingo, 2 de junho de 2013

A Purificação Anual da Sé


Anualmente, na véspera do aniversário de São Paulo, durante a madrugada do dia 24 para 25 de janeiro, ocorre na Praça da Sé o maior evento do Conselho das Nove Tradições Místicas na cidade, a Purificação do Nodo da Sé. Magos de todas as Tradições se reúnem na praça para reafirmarem suas alianças e compromissos com o Conselho na Guerra da Ascensão e, através de suas visões unidas, trabalharem em conjunto na purificação do Nodo mais importante da cidade.

Esse evento é organizado pelo Coro Celestial, os guardiões do Nodo da Sé e a Tradição mais influente na cidade. É um dos raríssimos eventos - e o único que ocorre com periodicidade regular - em que os magos do Coro removem todas as barreiras, travas e proteções que guardam o enorme fluxo de Quintessência do Nodo da Sé e permitem outros magos terem acesso a ele. O evento serve para reforçar não apenas os laços que existem em toda a comunidade de Tradicionalistas em São Paulo, reafirmando o seu espírito de grupo e cooperação, como também a posição do Coro de destaque no Conselho. Esse é, efetivamente, um dos eventos do ano no calendário de quase todo Desperto das redondezas que faça parte de alguma Tradição.

As razões para isso vão além da mera oportunidade de fazer um social com outros colegas - algo que por si seria desprezado por muitos. Não, a principal razão para o comparecimento de muitos é a permissão que os magos do Coro dão a todos os Despertos que participarem do ritual para colherem um pouco da Quintessência do Nodo da Sé para si mesmos. Quintessência "gratuita" é algo bastante raro e valorizado por diversos magos e poucos são os que deixam de aproveitar uma oportunidade como essas para obter Quintessência sem correr riscos ou ficar devendo favores a outros. Assim, o comparecimento ao evento costuma ser bastante grande.

A reunião costuma ter início por volta das dez horas da noite do dia 24. A maioria dos Despertos chega por volta desse horário na praça, para socializarem com outros, inteirarem-se dos assuntos na comunidade tradicionalista de São Paulo, proclamarem suas causas, cobrarem favores, ouvirem algumas apresentações e palestras (sempre há pelo menos umas duas rodas formadas na praça, em que algum membro, normalmente um Mestre, faz alguns discursos curtos e recebe perguntas). Por volta das onze e meia começa o ritual propriamente dito. A primeira parte dele consiste em "destrancar" o Nodo, liberando o fluxo de Quintessência. Os magos da cabala "Os Discípulos de Paulo" (que são os responsáveis pelo Nodo da Sé) normalmente coordenam os demais Despertos presentes nessa parte do ritual, embora essa coordenação seja propositalmente frouxa, para permitir que cada mago consiga operar dentro de suas próprias práticas. Em geral, essa etapa dura meia hora e exatamente a meia noite, o fluxo de Quintessência do Nodo é liberado (e os experientes magos do Coro costumam acertar o momento de "realização" desta etapa com cada vez mais precisão, cravando na meia noite dos relógios). Após o fluxo de Quintessência ser liberado, começa a parte de purificação. Nesta etapa, os Despertos tentam purgar a Ressonância da Quintessência do Nodo, usando suas crenças para torná-la menos negativa e assim espalhar uma vibrações melhores por toda a cidade. É também nessa etapa em que se permite a colheita de Quintessência do Nodo. Em geral, esse Ritual se estende por mais duas horas, embora sejam raros os que fiquem até o final. Após uma hora de ritual, a maioria já se deu por satisfeita, absorveu sua parte de Quintessência e foi para casa.

Será nessa reunião, no dia 24 de janeiro de 2013, que terá início a nossa história. São dez e meia da noite e todos os personagens estão reunidos na Praça da Sé. Alguns deles são mais amigos, outros tiveram apenas um breve contato, mas os cinco se conhecem e possuem uma relação pelo menos cordial entre si.

É uma noite quente de verão e diversos Despertos já estão reunidos na Praça da Sé. Há por volta de quinhentas pessoas ali e a magia pode ser quase sentida no ar - talvez pela presença de um número tão grande de Despertos, talvez pela proximidade de um Nodo tão forte, talvez pelos Arcanos que, dizem os boatos, protegem secretamente essa reunião de qualquer investida da Tecnocracia que queira se aproveitar da oportunidade. Um sacerdote da Igreja Católica em seus trajes de Bispo caminha calmamente entre os presentes, inspecionando tudo e cumprimentando algumas pessoas. Uma pequena roda está formada ao redor de um senhor de origem asiática, já bem idoso, em roupas de monge, discursando para magos mais jovens.

E no ar, a sensação que, de alguma forma, aquela será uma noite memorável...

Nenhum comentário:

Postar um comentário